O poder do MMN!

O que é Marketing Multinível?

Se você ainda não sabe o que é MMN – Marketing Multinível – talvez você esteja perdendo grandes oportunidades de alavancar sua vida profissional e pessoal! 

 O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

A expressão, de origem norte-americana, se refere a um sistema de vendas diretas. As marcas contratam distribuidores de seus produtos e serviços e os remunera tanto pelas vendas quanto pelo recrutamento de novos participantes.

O sistema multinível se diferencia de todos os demais modelos comerciais por uma série de razões. A primeira delas está relacionada às próprias empresas. Quem o adota atua no varejo, mas com características do atacado.

Explicando melhor: o consumidor compra direto da empresa, a partir de seus representantes, distribuidores ou revendedores. Não há uma loja ou outro tipo de intermediação.

Mas a mais marcante das características está mesmo relacionadas aos seus “funcionários”.

Na verdade, quem se junta a uma empresa de marketing multinível é também um empreendedor, pois trabalha por conta própria e tem três formas de obter rendimentos:

  • Pelas vendas diretas dos produtos e serviços da marca que representa;
  • Pelo recrutamento de novos representantes para a marca;
  • Pelas vendas geradas pelos representantes que indica para a marca. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MMN?

Se você já foi um vendedor em algum momento da vida, sabe bem a diferença que faz ser bem remunerado pelo seu trabalho. Uma das vantagens da carreira de vendedor, em qualquer tipo de empresa, é receber comissões pelas vendas, além do salário.

Só que o MMN vai além: ele oferece a possibilidade de ganhos ilimitados.

Pense como um vendedor agora: o quão motivado você ficaria para vender se soubesse que, quanto mais vender, mais vai receber?

E o quão interessado você ficaria em lapidar diamantes e montar um belo time, motivando todos para venderem mais e mais? Agora, você entende por que o marketing multinível pode ser tão lucrativo para uma empresa que aposta nessa estratégia.

Como ENTRAR no Mercado de MMN?

A principal dica que posso dar, tanto se você quer aplicar o modelo de marketing de rede na sua empresa, quanto se pretende ser um representante de outra marca, é buscar quem concede um atestado de confiabilidade ao MMN.

Estou falando da ABEVD, a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas. Se a empresa que lhe oferece a oportunidade não é uma associada, você não tem garantia da sua idoneidade. Da mesma forma, se você pensa em investir nesse mercado, é importantíssimo se associar à ABEVD.

O Marketing Multinível é um negócio que faz milionários. São muitas as possibilidades de ganhar dinheiro, de gerar fortuna, de enriquecer e mudar de vida. As mudanças podem ser rápidas e a revolução em sua vida exige estar preparado.

Qual a diferença entre MMN e Pirâmide?

MARKETING MULTINÍVEL

  • Vende produtos e serviços;
  • Ganho proporcional ao esforço;
  • Continuidade (e hereditariedade);
  • Gera e recolhe impostos;
  • Tem garantia de devolução ou de desistência do negócio;
  • Forte investimento em treinamento;
  • São associadas à ABEVD e à WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) e cumprem o Código de Ética;
  • Presente em mais de 100 países.

PIRÂMIDE

  • Não vende nada ou mascara a inexistência de produtos ou serviços cobrando por eles valores muito acima daqueles praticados no mercado;
  • O primeiro a entrar é o que mais ganha;
  • Não há continuidade;
  • Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais;
  • Nem sempre há garantia de devolução ou possibilidade de desistir do negócio;
  • Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil (não há treinamento);
  • Esquema ilegal que não cumpre o Código de Ética de associações do setor;
  • Podem ser enquadrados em crimes de estelionato, crime contra a economia popular, evasão de divisas entre outros.

Por sorte, é fácil identificar quando é pirâmide e quando é MMN de verdade.

Por isso, vou te dar algumas dicas para que essa identificação e segurança ocorram quando você quiser participar do Marketing Multinível de verdade: 

  • No MMN, sempre há um objeto de venda e dele sai a receita principal da empresa; na pirâmide, ou ele não existe ou a grana rola mesmo é pelo recrutamento.
  • No MMN, o distribuidor vende produtos para clientes de fora de sua rede; na pirâmide, uns remuneram aos outros e não há vendas.
  • No MMN, há uma empresa estabelecida, com sede, pessoas de verdade e suporte aos representantes e aos clientes; na pirâmide, só há divulgação nas redes sociais, vídeos na internet e grandes reuniões voltadas ao recrutamento.
  • No MMN, os distribuidores recebem treinamentos; na pirâmide, recebem apenas promessas de lucros rápidos e fáceis.
  • No MMN, a remuneração se dá por vendas, recrutamento e bônus pelas vendas da rede; na pirâmide, ganha bem só quem forma uma grande rede.
  • No MMN, é possível crescer na empresa e ocupar cargos de liderança; na pirâmide, só ascende quem já está no topo da hierarquia.
  • No MMN, a empresa fatura mais conforme vende; na pirâmide, a empresa fatura mais conforme recruta. 
Quais são as vantagens do Marketing Multinível?
  • Autonomia de Trabalho

Esse é um dos benefícios mais incomparáveis do MMN. Afinal de contas, caso você entre nesse modelo de negócio, poderá escolher quantas horas do dia se dedicará ao trabalho, o tipo de produto que quer comercializar e o público para o qual irá vender, por exemplo.

Mas é sempre bom lembrar que o seu ganho será proporcional à sua produtividade.

  • Suporte de grandes Empresas

Trabalhar com venda direta é entrar em um mercado consolidado pelos seus números e por empresas de renome.

Para ter uma ideia, esse setor movimentou R$ 40,4 bilhões em 2016, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Por estrutura, estamos considerando os planos bem definidos de comissão e bonificação, a qualidade dos produtos, a capacitação, o respeito e o compromisso com os revendedores, entre outros pontos relevantes. 

 

  • Modelo Escalável de ganhos

Essa é uma das principais características do marketing multinível. Por exemplo, quando um revendedor recruta um novo distribuidor, esse novo integrante pode, após um tempo, criar a sua própria rede.

As pessoas que forem incluídas na rede por esse novo integrante também podem formar suas próprias equipes e, dessa maneira, os níveis da força de vendas vão se multiplicando sequencialmente.

É essa escalabilidade que caracteriza o marketing de rede e amplifica os ganhos dos líderes de venda.