05 técnicas poderosas de persuasão!

As vezes persuadir ou ser persuadido pode ser um ato totalmente inocente. Mas por muitas, a consciencia de quem está persuadindo é uma das artimanhas mais poderosas de quem persuade, pois aquele que está inconsciente não percebe. Por isso, darei 05 dicas de persuasão para que você esteja consciente de ambos os lados!

1. Reciprocidade

Você deve estar se perguntando: ”O que reciprocidade tem a ver com persuasão?” Tudo! O poder de ter controle sobre o que o outro está transmitindo, geralmente, só acontece para quem já tem conhecimento da transmissão. Por exemplo, você vai ao supermercado, e lá está um suco para degustação, certo? Daí a moça da qual está fazendo a propaganda do suco te oferece um copo. Você o aceita, e então ela te fala sobre o suco e deseja que você o compre, certo? O fato de você ter degustado está totalmente correlacionado ao fato de você ter utilizado do produto – o que transmite total reciprocidade em querer compra-lo. Mesmo que inconsciente. Entendeu como é fácil persuadir na oferta de algo seguido de uma venda? Essa dica é muito boa!

2. Aprovação social

Você já reparou, por exemplo, quando você vai comprar um produto pela internet no que você repara em primeira instância? Com certeza, é se aquele vendedor é seguro. Se tem muita gente comentando sobre ter comprado, você com certeza se sente mais seguro em comprar. Isso é uma prova social! Então vamos supor, você vende um produto e está oferecendo-o a alguém, uma boa forma de persuadir alguém é contar quantas pessoas se deram bem com aquele produto, ou como você mesmo se deu bem! Contar história sobre determinada situação, gerar e buscar semelhanças com você na pessoa que você está oferecendo algo. As pessoas criam confiança e isso resulta no sucesso daquilo que você está passando pra ela. Essa dica é valiosa!

3. Prazos limitados

Geralmente, as pessoas tendem a ter pavor de perder algum tipo de oferta que seja momentânea. Então, a maioria dos comerciais usam as seguintes chamadas: ”Corra, é por tempo limitado”, ou ”Só até amanhã!” Mesmo que você não precise absurdamente daquilo, se você ver uma promoção limitada, você com certeza ativará um processo cerebral que lhe fará querer de todo modo comprar aquilo naquele momento. É uma das persuasões mais executadas no cotidiano!

4. Escassez

Essa técnica de persuasão, com certeza, já aconteceu com você! Ou você caiu nela, ou você foi a pessoa quem a praticou! Você já deve ter entrado em uma loja para comprar um sapato, por exemplo. E inacreditavelmente não tinha seu número. Porém, a logista foi dar uma ”olhadinha” no estoque, e impressionantemente ela encontrou um sapato com sua numeração, e veio: ”É o último par, leva ele.” E você consequentemente pensou: ”Bom, se é o último eu tenho que realmente levar.” Nessa hora o valor da mercadoria já não é o foco principal. A escassez gera uma urgência inevitável que muitos caem.

5. Afeição

A afeição é um gatilho mental impressionante! Você encontrar no outro coisas compatíveis com você, histórias de vida, gostos, manias e qualidades faz com que o outro se identifique com você. Quantas vezes você já nã esteve em um lugar cujo a pessoa estava te ofertando algo, e de repente ela te elogiou, disse talvez que já teve uma blusa como a sua. E que gosta daquele tipo de tecido, ou também te contou que cresceu no mesmo bairro que você? A afeição é definitivamente a persuasão mais natural e inconsciente que existe.

Essas técnicas são incríveis, não são? Você deve ter reparado em muita coisa legal que antes não era consciente. Utilize ao seu favor! Boa sorte. 😀