05 passos para a Inteligencia Emocional!

Muitas pessoas acreditam na teoria de que, pessoas inteligentes e que geralmente se saem muito bem com provas, notas e matérias de diferentes assuntos se dão bem profissionalmente ou na vida. Ou seja, pessoas que possuem um alto QI (fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando a pessoas do mesmo grupo etário).

Mas na prática, não é bem assim que funciona. Quem não se lembra daquele amigo do colegial que só fazia bagunça e hoje, está muito bem financeiramente, ou até mesmo tendo um cargo bem sucedido em todos os aspectos da vida? E quantos ”CDFs” não tiveram a chance que todos pensavam? Quais são os outros fatores determinantes para isso? Pois é! Inteligencia Emocional é tudo. E eu vou falar sobre algumas características para obtê-la.

1. Tenha Autocontrole

Para conquistar a inteligencia emocional, é fundamental conhecer as próprias emoções. De fato, isso leva tempo, certo? Quantas vezes você já não se irritou com algo por conta do estresse do trabalho, e no final do expediente chegou em casa espumando negatividade? Muitas vezes não percebemos que não estamos tendo equilíbrio nos determinados degraus dos nossos dias. Misturamos tudo, e nos deixamos levar pela insensatez, sem controle do que vamos emitir. E é uma das características bases ter autocontrole e sabermos identificar quando fugimos dele. Reconheça seus sentimentos.

2. Lide com a consciência

Tudo o que eu falei sobre autocontrole e saber identificar suas emoções é o primeiro passo, e o segundo, com certeza é lidar com elas. De nada adianta você saber o que está acontecendo, e onde você está perdendo o controle, e não fazer nada diante disso! É preciso ter consciência que as coisas só vão mudar se você for uma pessoa segura diante dessa consciência. Exercite confiar em mudar de postura, para que assim você saiba encaixar e estabelecer cada passo que você dá para conquistar o seu desenvolvimento emocional.

3.Controle sua impulsividade

Essa é uma das características fundamentais para o seu bem-estar. Controlar o impulso é ter equilibrio sobre suas emoções, manter o seu sentimento proporcional a uma circunstância não é de grande inteligência emocional, pois as vezes o momento exige mais postura do que emoção. Então, atente-se, os sentimentos são realmente muito importantes para o progresso e a evolução de um ser humano, e isso é muito real. Mas controla-los está totalmente ligado ao que virá adiante em nossas vidas.  

4. Reconheça as emoções nos outros e lide com seus relacionamentos

Reconhecer os sentimentos das pessoas é um passo e tanto para a sua própria maturidade emocional, ter empatia diante do que as pessoas sentem está totalmente relacionado a como você tem apreço pela pessoa que você é. É inevitável e vivencial trocar informações e ter devido posicionamento com relacionamentos próximos, mas é imprescindível se abster de pegar para si tudo o que vê, ouve e o outro sente. Por isso, alinhe-se diante de reconhecer emoções, mas saiba que você deve estar bem consigo para se relacionar e proporcionar ao outro bem-estar, é impagável ter uma total estrutura para lidar com relacionamentos e as emoções alheias. 

5.Reconheça-se e motive-se.

Em todo seu processo de luta – que é sempre diário para todos nós –  entre sua razão e seu emocional, o seu cérebro precisará de muita informação motivacional. Por isso, não deixe de reconhecer todo o seu esforço, e comemorar diante de cada apego habitual que você conseguir desvencilhar e vencer. Motive-se cada vez mais, se dê sempre metas maiores, e cumpra-as para ser cada vez melhor, com o passar do tempo, muitas coisas tornam-se rotineiras. Aproveite-as, e agradeça muito a si por toda caminhada. E lembre-se: Não desista se falhar, somos seres pensantes e falhos, é natural errar. Mas o maior erro de todos sempre será desistir!

Que coisa maravilhosa escrever esse conteúdo pensando em como pode ser grandioso isso na sua vida! Com isso, eu sempre torço para que você tenha gostado, e estou sempre acreditando que você pode ser MUITO MAIOR! 😀