05 passos para controlar a ansiedade!

Mais do que nunca essa questão vem sendo pautada em torno do mundo inteiro, vista como o ”mal do século”, a ansiedade vem tomando conta do dia-a-dia das pessoas, e ao longo do tempo, muitas tendem a precisar de ajuda médica em relação a isso.

Vivemos em uma sociedade urgente, rápida e ansiosa. As pessoas são consumidas pelo excesso, o que de fato, vem em resultado de uma era cheia de informações.

Por isso hoje, vou dar 05 dicas de como você pode fazer para que a sua ansiedade não venha desenvolver outros problemas na sua vida:

1. Desacelere seu pensamento

Nosso cérebro não consegue absorver tudo o que nós trazemos de informações para ele, por isso é fundamental que estejamos cientes que algumas informações são irrelevantes, e podemos apenas priorizar as que realmente são de valor. Desacelerar o pensamento é uma maneira de evitar que a ansiedade se estenda, respirar com calma e tentar descansar a cabeça é uma tarefa que exige exercício, e aos poucos, com isto você vai conseguindo desacelerar seu ritmo de forma saudável. 

2. Desconecte um pouco e viva o momento

No sentido mais literal da palavra: Desconecte-se! Hoje vivemos em um tempo em que as pessoas estão acostumadas a viver em torno do celular, das notícias, das informações e das mensagens. Ás vezes sentamos em um restaurante, por exemplo, olhamos pouco ao redor – até mesmo para o nosso alimento -, de tão habituados que estamos em ficar fechados no nosso celular. Perdemos acontecimentos ao redor, as coisas vão passando, e a gente lá atolados de informações desnecessárias. Viver o momento é precioso, e evita muito a ansiedade. Aproveita para apreciar o ambiente, as pessoas e reorganizar seus pensamentos.

3. De Adeus as multitarefas

Para não deixar que a ansiedade te invada de todas as formas, dê adeus aqueles hábitos de fazer muitas coisas ao mesmo tempo! Além de ser completamente esgotante e cansativo, te faz perder todo o foco do que você realmente precisa executar. Então, mantenha-se focado e atento ao que você gostaria ou precisa fazer naquele momento. Traga um significado para cada tarefa sua!

4. Pratique atividades tranquilas

Atividades que tragam mais conforto do que adrenalina são bem vindas para combater a ansiedade. Coisas como ouvir músicas calmas, ler, pintar e até assistir um bom filme são preciosas para acalmar seu interior. Claro que fazer exercícios físicos e manter atividades que geram uma saudável perda de energias são fundamentais, elas atribuem muito a sua qualidade de vida e sua determinação em revigorar o que você tem pensado.

5. Pratique a Técnica DCD

Pratique – principalmente quando houver um pensamento negativo – a Técnica do DCD: Duvide, Critique, Decida. Essa técnica faz com que você comece a reavaliar seus pensamentos, e se eles precisam mesmo existir naquele momento. Então, por exemplo, você se preparou muito tempo para uma apresentação – estudou bastante -, e chega no dia dela surgem os seguintes pensamentos: ”Eu não vou conseguir”, ”vai ser muito difícil pra mim”, ”eu não vou saber lidar”. É nessa hora que entra o Duvide, questione aquele pensamento: ”Eu preciso mesmo pensar dessa forma?” ”Por que estou pensando assim?” E logo após o Critique, tenha repúdio pelo pensamento: ”Eu não devo pensar uma coisa dessas, é absurdo. Eu estudei!” E por fim, Decida, determine onde você quer chegar. Pense que nada pode te deter, que você fará uma grande diferença com aquilo e que é capaz fazer qualquer coisa da qual deseja.   

Gostou dessas 05 dicas animais para você evitar o mal do século? Espero que dê tudo certo, e lembre-se: Preze sempre pela sua saúde mental! 😀